fbpx

Storytelling é ação

Uma boa história começa quando a rotina é quebrada.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma boa história começa quando a rotina é quebrada.

É preciso tomar cuidado com o excesso de descrições sobre atos rotineiros da vida. Aquilo que o personagem retratado faz mais ou menos da mesma forma que todas as outras pessoas pode tornar a história maçante.

A descrição do que é típico pode ser útil para contextualizar o leitor na narrativa. Em excesso, porém, pode tirar o foco da história e tirar a força dos seus personagens.

Mesmo os cronistas, especialistas em narrar as questões cotidianas, buscam sempre um olhar peculiar acerca dos acontecimentos corriqueiros. Não se trata da simples descrição de acontecimentos banais. A crônica revela a beleza e o inusitado daquilo que passa despercebido aos olhos da maioria de nós.

Pense comigo, que tipo de história você conta quando está em uma mesa de bar com os amigos após um dia cansativo no trabalho? Que tipo de história você conta no almoço de domingo com toda família reunida?

O dia típico em que você acordou, tomou café apressado, foi trabalhar, participou de duas reuniões, pegou trânsito na volta para casa, pediu comida por aplicativo, assistiu seu seriado favorito e foi dormir não interessa a ninguém. É por isso que as melhores histórias não são sobre um dia assim.

Boas histórias envolvem a quebra dessa rotina: um pneu furado, alguém demitido em plena reunião por um chefe furioso, uma dor de barriga no meio do engarrafamento, o entregador que comeu sua comida, uma viagem, um conflito, uma transformação. Prestamos atenção em narrativas sobre acontecimentos extraordinários.

Storytelling é ação. Uma história identifica uma ambição, define os desafios que evitam que o personagem realize essa ambição e narra as ações e aprendizados em busca da realização.

Qual era a missão do Frodo em O Senhor dos Anéis
 Destruir o “Um Anel” do poder e livrar o mundo das forças do mal.
Imagine se, ao mesmo tempo, ele estive preocupado em reformar sua casa no Condado, em colocar as contas em débito automático antes de sair para a sua aventura, em manter uma dieta saudável ao longo da viagem.

Seria uma chatice.

O relacionamento entre pessoas (personagens) é a melhor forma de injetar ação na história que você está contando. Este é o segredo.
É no encontro significativo entre seres humanos que a ação acontece. É a colisão de objetivos, valores e sentimentos humanos que faz a narrativa avançar.

São as ações que, acima de tudo, mostram nossas dores, nossos desafios,nossas motivações, nossos aprendizados, nossos conhecimentos.
Quer contar bem uma história? Identifique onde estão as motivações, os sentimentos e os valores, depois apenas narre o que as pessoas fazem movidas por essas emoções.
Alfred Hitchcock, um dos maiores diretores de todos os tempos, de filmes como Psicose e Os Pássaros, definiu uma boa história como “a vida sem as partes maçantes”. 

A matéria-prima de uma história, portanto, é o que as pessoas fazem quando interagem umas com as outras.

No fim das contas, os nossos atos mostram quem somos de verdade. Principalmente em momentos de tensão e de dificuldade.

São as ações que, acima de tudo, mostram nossas dores, nossos desafios,nossas motivações, nossos aprendizados, nossos conhecimentos.

Quer contar bem uma história? Identifique onde estão as motivações, os sentimentos e os valores, depois apenas narre o que as pessoas fazem movidas por essas emoções.

Alfred Hitchcock, diretor de filmes como Psicose e Os Pássaros, um dos maiores gênios do cinema de todos os tempos, definiu uma boa história como “a vida sem as partes maçantes”.

Conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Leia mais

Blog

Para que serve a literatura?

Temos a internet, as mídias sociais e um volume de informação nunca antes produzido. Nesse contexto, eu te pergunto: a literatura importa?

Blog

Como pedir opinião sobre o seu conteúdo

Como pedir feedback sobre o seu conteúdo? A energia envolvida no trabalho intelectual precisa ser preservada dos conselhos irresponsáveis.

Assine o LabFazedores

Seja um membro da nossa comunidade