Você se preocupa com a relevância do conteúdo que publica? Você planeja o que vai escrever? Você compartilha seu conhecimento tendo em mente objetivos previamente definidos?
Se você respondeu “não” para alguma das minhas perguntas, você não possui uma estratégia de conteúdo. Compartilhar informação gratuita ao acaso não sustenta uma carreira ou negócio.
Pessoas não precisam de mais informação na internet, porém seguem valorizando a informação certa no momento oportuno.
Dito isso, proponho que você responda às seguintes questões antes de seguirmos em frente:
1 – Para quem é o seu conteúdo?
2 – O que você vai entregar para essa pessoa?
3 – Como a vida dela será melhor a partir de então?
Refletir sobre esses aspectos ajudará a definir a missão do seu conteúdo.
Por que o seu conteúdo existe?
Pode parecer óbvio, mas a maioria das empresas e profissionais de marketing não possui uma declaração de missão ou estratégia orientando o conteúdo que produzem.
A missão do seu conteúdo funciona também como um filtro. Você só saberá se as ideias e histórias que você quer compartilhar são apropriadas quando puder analisar cada uma delas em relação à sua missão.
O mesmo vale na hora de definir sua linha editorial, os formatos a serem explorados e o seu calendário de publicações. Tudo isso deve ser pensado a partir de uma declaração de missão.
A missão traduz seus objetivos de marketing em uma mensagem relevante para o cliente. Essa mensagem central norteará sua produção e estará implícita em todo conteúdo que você compartilhar.
Ao criar um novo conteúdo, pergunte-se: esse conteúdo reflete as razões pelas quais existimos?
Marketing de conteúdo não é sobre o produto que você vende ou sobre o serviço que você presta, é sobre o que você representa na vida da sua audiência