fbpx

Joseph Campbell e o papel do mito

Do que tratam os mitos? Joseph Campbell, uma das maiores autoridades no campo da mitologia, explica.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Joseph Campbell foi uma das maiores autoridades no campo da mitologia no século XX.

Ele sintetizou e popularizou os conceitos que criativos do mundo inteiro conhecem hoje como “a jornada do herói”. Porém, vale ressaltar, as contribuições de Campbell no campo da mitologia comparada vão muito além disso.

Mitos são o fundamento da literatura, da filosofia e de todas as ciências humanas. Nós, os seres humanos, contamos e recontamos as mesmas histórias ao longo de nossa existência na terra.

Em uma de suas entrevistas mais famosas, dada pouco antes de morrer, Campbell declarou ao jornalista Bill Moyers:

Um de nossos problemas, hoje em dia, é que não estamos familiarizados com a literatura do espírito. Estamos interessados nas notícias do dia e nos problemas do momento.

Dizem que o que todos procuramos é um sentido para a vida. Não penso que seja assim. Penso que o que estamos procurando é uma experiência de estar vivos, de modo que nossas experiências de vida, no plano puramente físico, tenham ressonância no interior de nosso ser e de nossa realidade mais íntima, de modo que realmente sintamos o enlevo de estar vivos. É disso que se trata, afinal, e é o que essas pistas nos ajudam a procurar, dentro de nós mesmos.

Os mitos são muito mais do que lendas antigas, são as histórias que nossos semelhantes contam sobre as verdades comuns a todos os seres humanos. Por meio da mitologia explicamos as grandes questões da nossa existência: do nascimento até a morte.

Todas as sociedades humanas desenvolveram uma mitologia própria para explicar suas origens, seu modo de viver, os fenômenos naturais que observaram e suas relações com o sobrenatural.

Nas palavras de Campbell, mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana.

Conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Leia mais

Assine o LabFazedores

Seja um membro da nossa comunidade