fbpx

Como pedir opinião sobre o seu conteúdo

Como pedir feedback sobre o seu conteúdo? A energia envolvida no trabalho intelectual precisa ser preservada dos conselhos irresponsáveis.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

É preciso cautela na hora de pedir que alguém avalie seu conteúdo.

 Em primeiro lugar, escolha bem seus conselheiros. Peça opinião para quem tem mais experiência profissional, para quem tem mais conhecimento específico no tema que você está abordando e para profissionais que você admira.

 Cuidado com as críticas e palpites de gente que nunca fez ou fará o que você está fazendo.

Estou falando de quem não tem coragem para colocar o time em campo e tenta satisfazer o próprio ego “ajudando” quem está na arena.

A crítica do leigo não tem compromisso com a realidade e pode vir carregada de um ressentimento que nada tem a ver com seu processo criativo.

A energia envolvida no trabalho intelectual precisa ser preservada dos conselhos irresponsáveis.

Uma prática valiosa

Uma das melhores formas de pedir a opinião de outras pessoas é compartilhar o seu texto e pedir que o leitor faça um resumo da história. Apenas isso, contar nas palavras dele aquilo que ele leu.

Ouvir a síntese da sua narrativa nas palavras de outra pessoa pode ser o retorno mais útil que você terá de terceiros.

Pontos a serem melhorados, a força dos seus argumentos, o entendimento dos personagens, dos objetivos da trama, as virtudes e os defeitos se revelarão nas palavras do seu leitor.

Se muitas pessoas reforçam pontos diferentes do que você acredita ter contado, você saberá exatamente o que revisar. Se muitos elogiam a trama pelos atributos que você imaginou, as chances são boas de que os outros leitores tenham as mesmas impressões.

Percepções genuínas são reveladas quando as pessoas não estão investidas do papel formal do avaliador.

Indo adiante, você deve saber quais são os elementos essenciais da sua narrativa. Se a essência da sua mensagem não for preservada, será que o resto continuará fazendo sentido? Deve saber também o que quer melhorar: redação, estrutura, personagens, desfecho, quais são as questões específicas que ainda não estão bem amarradas?

O autor tem a dupla função de melhorar sua obra a partir das percepções alheias e de resguardá-la na mesma medida das opiniões levianas.

A vida real não é um programa de calouros.

Conteúdo exclusivo

Assine nossa newsletter

Leia mais

Blog

Para que serve a literatura?

Temos a internet, as mídias sociais e um volume de informação nunca antes produzido. Nesse contexto, eu te pergunto: a literatura importa?

Blog

Como pedir opinião sobre o seu conteúdo

Como pedir feedback sobre o seu conteúdo? A energia envolvida no trabalho intelectual precisa ser preservada dos conselhos irresponsáveis.

Assine o LabFazedores

Seja um membro da nossa comunidade