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Ciclo de feedback para vender mais

O feedback do cliente deve estar na corrente sanguínea da empresa. Adotar um ciclo de feedback significa entregar mais valor e vender mais.

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Quem vende precisa conversar com seu cliente. Pessoalmente e por telefone. 

Conversar não é a mesma coisa que interagir nas mídias sociais. Você precisa tomar um café com seu cliente, visitá-lo, ligar para ele com frequência, não só quando quer vender. 

Aliás, falei em artigo recente sobre a importância de estar presente na vida do cliente em momentos de crise.

Sua proposta está de acordo com o problema que o cliente precisa resolver? Existem novos problemas que você ainda não está resolvendo?

Relacionamentos fecham vendas.

Esse aspecto é ainda mais importante quando você é um pequeno negócio e tem pouco orçamento para marketing. Você consegue isso conversando com pessoas, entendendo o que elas pensam e melhorando sua oferta a partir daí.

Feedback é o processo de interação entre você e seu cliente, no qual é possível colher informações, reações e sentimentos que o seu negócio provoca. 

Vou te apresentar a maneira mais simples que eu conheço para estabelecer um ciclo de feedback eficaz. 

Vai por mim, ciclos constantes de feedback do cliente melhorará sua oferta e te fará vender mais.

Considero este o menor ciclo viável para retroalimentar seu modelo de negócios.

Pegue o telefone e estabeleça a seguinte rotina periódica:

1. Ligue para os seus 3 melhores clientes

Pergunte o que faz eles comprarem de você. O que eles acham que pode melhorar?

Gente satisfeita com o que você faz te dirá como essa satisfação pode aumentar.

Provavelmente as sugestões de melhoria envolverão aspectos que estão fora do seu radar. 

Que problema eu ainda não resolvo e, se eu passasse a resolver, faria você comprar ainda mais de mim?

As respostas envolverão elementos que você não está pensando, pois está focado em atender plenamente as expectativas atuais desses clientes. As expectativas que você já conhece.

Clientes satisfeitos são uma ótima fonte de informação para a inovação e criação de novos serviços.

2. Ligue para 3 clientes que deixaram de fazer negócios com você recentemente

Você receberá informações valiosas sobre o que poderia melhorar e também sobre o clico de vida do cliente.

Por que você deixou de comprar de mim? O que eu poderia ter feito de diferente que teria feito você ficar?

O motivo pode ser algo que você deixou de fazer ou poderia ter feito melhor. 

Além disso, você terá informações valiosas sobre o ciclo de vida do seu consumidor.

“Casei, tive um filho, comecei uma pós graduação e terei que focar, fui demitido e as contas apertaram, etc”.

Em qual momento ele está mais propenso a comprar ou deixar de comprar? Onde você está errando e poderia melhorar?

Conversando você descobrirá.

3. Ligue para 3 clientes da concorrência

Mídias sociais e seu círculo de amizades de amizades são fontes para encontrar clientes da concorrência facilmente.

Tente entender os motivos que levam aquela pessoa a comprar do concorrente e não de você. Por que ela gosta daquela marca? O que seu concorrente faz diferente?

Você descobrirá estratégias que poderia estar executando e não está. Descobrirá também coisas que você já faz e não está comunicando bem. Por fim, descobrirá argumentos para se diferenciar dos concorrentes e poderá dar ainda mais ênfase a eles.

Esse processo não pode ser um evento isolado. Ouvir os clientes deve ser se tornar um processo estabelecido.

Ouça, volte para a prancheta, melhore.

Assimile os aprendizados e recomece o ciclo ouvindo novos clientes.

feedback do cliente deve estar na corrente sanguínea da empresa. 

Adotar um ciclo de feedback significa entregar mais valor e vender mais.

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